Blog da Leardi

A presença das mulheres no mercado imobiliário

  • 14/04/2023

As mulheres conquistam cada vez mais espaço no mercado de trabalho e no segmento imobiliário não é diferente.

Até 1958, somente homens podiam trabalhar como corretor de imóveis. Assim como em muitas outras áreas, com muito esforço, essa realidade foi mudando e aos poucos, as mulheres foram ocupando seus espaços no mercado imobiliário.

Uma pesquisa realizada pelo COFECI (Conselho Federal de Corretores de Imóveis) em 2013, mostrava que nos últimos 10 anos, o número de mulheres no mercado imobiliário tinha crescido 144%. Ainda segundo o COFECI, hoje, elas ocupam 48% dos profissionais legalmente registrados.

A popularização dessa profissão entre o sexo feminino vem acompanhada de outro fator importante: o sucesso. Além de disciplina, empenho e dedicação individual, algumas características que são culturalmente desenvolvidas pelas mulheres ajudam nesse processo.

Outro motivo que também explica a popularização da profissão corretora de imóveis entre as mulheres se dá ao fato de que as mulheres conseguem exercer a maternidade que muitas tanto sonham, sem deixar a carreira profissional de lado. Como consequência, há ainda o crescimento significativo do empreendedorismo feminino nos últimos anos, que segundo a pesquisa feita pela Rede Mulher Empreendedora, 75% das mulheres decidem empreender após terem tido filhos.

Ainda que avanços significativos já tenham acontecido, os desafios que as mulheres precisam enfrentar ainda são muitos. Ser profissional, mãe, esposa e dona de casa, por exemplo, não é uma tarefa fácil. Pela limitação do tempo, muitas vezes fica difícil conciliar tantas coisas, especialmente para quem ainda não tem uma condição financeira favorável ou uma rede de apoio.

Ainda que existam muitas situações desafiadoras para as mulheres no mercado, elas possuem um potencial gigantesco de crescimento. A busca pela profissionalização é um ponto importante para o crescimento profissional de qualquer pessoa que deseja ser corretor de imóveis. Nesse ponto, as mulheres costumam levar vantagem porque, normalmente, são mais abertas à ideia de uma formação acadêmica para investir na carreira imobiliária.


Para obter registro como corretor, é necessário ter um dos seguintes cursos:

 

·         TTI (Técnico de Transações Imobiliárias);

·         Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários;

·         Curso Superior de Gestão em Negócios Imobiliários;

·         Pós-graduação em Negócios Imobiliários.


Além da busca por uma formação técnica e capacitação constante, as mulheres no mercado imobiliário costumam ter algumas vantagens comportamentais. Claro que isso não é uma regra. Cada ser humano é único, assim como suas qualidades e defeitos. O diferencial é que as mulheres parecem levar certa vantagem em alguns pontos, como atenção extra aos detalhes, imaginação e criatividade, compreensão do contexto, habilidade de negociação e facilidade na comunicação.

Por essas e outras características, as mulheres conseguem entender e contornar algumas situações ao desempenhar um trabalho eficiente e mostrar que é tão – ou mais – digna de reconhecimento e melhores oportunidades quanto os homens.



Posts Relacionados

#

5 hábitos de um corretor de sucesso

Está definido na lei 6.530. Apenas os corretores de imóveis com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) podem intermediar compra, venda ou locação de um imóvel. Portant

#

3 sinais de que franquia imobiliária é para você

O modelo de franquias já está mais do que consolidado no Brasil. É só olhar ao seu redor para ver os mais diferentes exemplos - de restaurantes e lanchonetes a lojas de presentes e roupas. Já

Quer receber novas ofertas?

Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail