Blog da Leardi

Como equilibrar trabalho e família em home office

  • 05/04/2020

A pandemia do novo coronavírus apresentou à população uma situação de quarentena inédita no Brasil.

Com o isolamento recomendado pelas organizações de saúde como forma de não disseminação do Covid-19, hábitos simples do nosso cotidiano tiveram que mudar bruscamente. Para grande parte da população, a ida ao trabalho foi uma dessas mudanças.

Conheça nossas dicas para um home office tranquilo e produtivo

Entretanto, essas alterações na rotina não atingiram somente os adultos. Com o cancelamento das aulas e atividades extracurriculares, as crianças também passaram a ficar retidas no ambiente familiar.

Para conciliar o trabalho em casa e a família é necessário ter em mente três pilares: Planejamento, disciplina e diálogo. Essas serão as bases para você não perder a produtividade durante este período.

Uma das tarefas mais difíceis do home office é o autogerenciamento, ainda mais quando você está cercado pelas necessidades da sua família.

Veja a seguir algumas dicas para que possa aplicar os pilares durante o seu dia:


Planeje seu dia

É importante planejar as suas tarefas de acordo com as atividades dos seus filhos.

Se você tem uma reunião importante em um certo horário, planeje uma atividade que seus filhos gostem e podem fazer sozinhos. Isso lhe permitirá um certo tempo para realizar sua tarefa.

Pode até ser difícil seguir o planejamento com crianças pequenas, mas ter uma base de horários é importante para que você cumpra as suas tarefas e para seus filhos se adaptarem à nova rotina.

Ainda pensando no planejamento do dia, proponha brincadeiras e desafios aos filhos, com metas e prazos, para que eles fiquem envolvidos durante um tempo maior.


Adapte seus horários

Provavelmente será necessário flexibilizar o tempo conectado a telas e eletrônicos. Se é possível trabalhar 30 minutos sem ser interrompida aproveite para usar essa carta na manga quando for necessário.

Seja durante a soneca do filho, durante algum programa de televisão ou no final da tarde, quando alguém da família estiver mais aliviado e puder tomar conta da criança.

Se a criança ainda cochila regularmente é possível aproveitar esse tempo para atender uma ligação ou acompanhar o e-mail. Se são maiores, pode ser preciso definir mais atividades para o dia.


Local de trabalho

O ideal é ter um espaço no qual pode trabalhar livre de distrações, mas com filhos pequenos isso se tornar um problema.

Você pode até trabalhar no mesmo local onde o seu filho brinca, mas certifique-se de que isso não atrapalhe sua concentração no trabalho.

Seja um cantinho adaptado na sala ou um lado da mesa de jantar, o importante nesses casos é que você tenha seu próprio espaço de concentração.


Explique a situação

O diálogo é importante neste momento. Se seu filho já conseguir entender, converse com ele e explique que este é um período diferente, no qual você terá que ficar em casa, mas ainda assim estará trabalhando.

Crianças tendem a entender melhor as situações quando entendem o motivo por trás das decisões.

Faça-o se sentir parte desse momento, dizendo a importância que a ajuda deles têm para que essa experiência funcione.


Aceite os desafios da dupla jornada

É importante ter a consciência de que talvez haja uma redução na sua produtividade neste período.

E nesse sentido, é preciso que você seja franco com seu chefe e colegas de trabalho. Informe a sua situação para a equipe e avise-os sobre os melhores horários para agendar chamadas e reuniões.

Não adianta se culpar pela queda de produtividade, principalmente nos primeiros dias, pois isso é parte do processo, mas é preciso sim trabalhar esta realidade e tirar o melhor possível da situação.


Aceite e peça ajuda

Se ambos os pais estão trabalhando em casa, programe momentos de uma ou duas horas por dia para que cada um se dedique ao trabalho, enquanto o outro cuida da criança. Assim você poderá utilizar estes momentos para focar nas tarefas mais importantes ou que precisem de mais atenção.

Se outros membros da família estiverem disponíveis, peça a ajuda deles também.



Posts Relacionados

#

5 hábitos de um corretor de sucesso

Está definido na lei 6.530. Apenas os corretores de imóveis com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) podem intermediar compra, venda ou locação de um imóvel. Portant

#

3 sinais de que franquia imobiliária é para você

O modelo de franquias já está mais do que consolidado no Brasil. É só olhar ao seu redor para ver os mais diferentes exemplos - de restaurantes e lanchonetes a lojas de presentes e roupas. Já

Quer receber novas ofertas?

Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail