O que observar em uma vistoria de imóvel?

O que observar em uma vistoria de imóvel?

A vistoria é um importante processo de locação ou compra de um imóvel. Uma inspeção deve ser feita antes e depois do fim do contrato para atestar a conservação do local.

O documento produzido durante uma inspeção deve ser incluído no contrato. Este é um ponto importante para se proteger e salvaguardar o seu imóvel de possíveis danos.

O laudo deve descrever aos mínimos detalhes possíveis o estado em que se encontra o imóvel e a mobília, caso tenha. Quanto mais informação, maior será o seu respaldo se algo acontecer a propriedade.

Se estiver prestes a assinar o documento, atente-se a descrição e confira as informações. No caso de você estar escrevendo o contrato, lembre-se de ser específico aos detalhes.


Pintura e rachaduras

As paredes costumam ser o primeiro passo em uma vistoria de imóvel.

Observe a pintura, se existem manchas ou marcas, qualquer tipo de imperfeição deve ser anotado no laudo.

Atente-se principalmente a bolhas ou descascados, pois estes são sinais claros de umidade no local e podem gerar um alto custo para consertar.

Existem basicamente dois tipos de rachaduras, as superficiais e as estruturais. As primeiras são fáceis de resolver, já o segundo tipo pode ser um risco para a família e, por isso, pode ser necessário que um engenheiro ou arquiteto analise o problema e confirme o tipo rachadura.


Pisos e azulejos

No piso e nos revestimentos é necessário observar se existem peças com defeito, soltas ou faltando, além de outras imperfeições mais graves, como mofo. Manchas, buracos e rachaduras também precisam ser anotados.

Uma dica para verificar o caimento do piso é o uso de uma bolinha, seja de ping-pong ou de gude.


Instalações elétricas

Uma boa avaliação no sistema elétrico do imóvel é essencial para garantir a segurança da família.

Analise o quadro de luz para verificar se o mesmo está em boas condições, observe se existem fios ou cabos expostos ou desencapados.

Além de chegar as tomadas, analise a fiação do chuveiro, que deve estar presa dentro de uma proteção.

Procure se informar se já foi feito algum tipo de reforma na caixa de força. Dependendo da idade do imóvel ou do tempo da reforma, pode ser necessário refazer o sistema elétrico.

Boa parte de incêndios em residências começam com alguma falha no sistema elétrico, por isso faz parte desse processo checar também os extintores, no caso dos apartamentos.


Instalações hidráulicas

Durante a vistoria, é preciso analisar os registros, as torneiras e as descargas. Verifique se existem vazamentos, gotejamentos, entupimentos e a vazão da água.

No caso das torneiras, observe também a qualidade da água. Se a mesma estiver escura ou com sujeira, isso pode indicar um sistema hidráulico muito antigo ou a falta de manutenção na caixa d’água.

Cheque também o estado de ralos e canos, que devem estar desobstruídos.


Portas e janelas

Portas, maçanetas e trincos devem funcionar sem que você precise fazer esforço para abri-las ou fechá-las.

Observe também se existe pó próximo a portas de madeira, o que pode indicar a presença de cupins, ou o descascamento da pintura ou do laminado.

Quanto as janelas, verifique não só o funcionamento como também o estado dos vidros. Outro detalhe é observar o estado de grades ou janelas de ferro para checar se tem ferrugem.


Móveis e outros objetos

No caso de imóveis mobilhados é essencial verificar o estado dos objetos.

Liste todos os móveis, eletrodomésticos, utensílios e objetos de decoração que estão inclusos no apartamento e o estado de conservação de cada um. Caso sinta a necessidade, é interessante também incluir na lista a marca do fabricante.

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.